• Your Solutions

Plano de ação: o que é e como implementá-lo na sua vida.

Independentemente dos seus objetivos, alcançá-los não se trata de uma questão de sorte, mas de planejamento, disciplina e foco. E é fundamental que se tenha um plano de ação para saber exatamente por onde começar e dar sequência a esse processo.

E sabe por quê? Trata-se da melhor forma de verbalizar os seus sonhos e, principalmente, de desenhá-lo entre a idealização e a execução de etapas até transformá-lo em realidade.

Do contrário, é fácil perder-se no meio de tantos objetivos paralelos que surgem no percurso, deixando os seus grandes desejos em segundo plano ou sem uma orientação definida.

Vamos, então, seguir juntos com esta leitura para entender a importância do plano de ação e como você pode aplicá-lo na sua vida!


O que é um plano de ação?


Vamos resumir o conceito como a concretização dos seus ideais, desejos e objetivos. E, para isso, todo o processo é mapeado para que você chegue, de ponto em ponto, à sua realização.

Digamos, por exemplo, que você queira adquirir a sua casa própria — um objetivo em longo prazo para muitas pessoas. Nesse caso, é necessário colocar no papel os desafios, os objetivos menores e o percurso natural até que você coloque-os em prática a fim de defini-lo.

Por exemplo: anotar o valor médio do tipo de imóvel que você deseja e compará-lo com a sua renda (bem como os custos mensais que você tem). Em seguida, você vai avaliar os riscos e desafios desse objetivo, e precisar o tempo aproximado para alcançar o seu objetivo.

E o plano de ação pode ser aplicado em qualquer situação. Uma promoção no emprego atual, por exemplo, metas pessoais (como um intercâmbio) ou mesmo enfrentar a timidez em apresentações públicas.


Como realizá-lo?


Digamos que você está em busca de uma valorização, na sua carreira e dentro da empresa onde ocupa um cargo, atualmente. Para isso, vamos mostrar o passo a passo para a elaboração de um plano de ação!


O começo

O princípio tem a ver com a consideração do seu objetivo: o que você pretende almejar? Isso consiste, basicamente, em colocá-lo no topo de sua lista, esmiuçando todas as etapas de execução, posteriormente.

Assim, fica fácil definir o orçamento para a sua realização, o prazo médio para alcançá-lo e também os principais desafios e obstáculos que deverão ser enfrentados ao longo do percurso.

Perceba o quanto isso, em seu plano de ação, vai facilitar a previsão de imprevistos ocasionais, ajudando você a contorná-los antes mesmo que se transformem em um problema.


O planejamento

Hora de esboçar o seu cronograma — colocar em seu plano de ação, portanto, o cronograma de atividades para que esse objetivo passe a figurar na sua rotina corriqueiramente.

Isso ajuda a manter o foco e a disciplina, na sua realização, evitando que você entre em um processo de procrastinação ou caia na cilada de contar, a si, historinhas que vão distanciar você da realização de um ou mais sonhos.


A execução

Com base em todas as informações coletadas e organizadas, é hora de colocá-las em prática. Você deve ter sempre em mente o cronograma desenhado, avaliando os recursos (financeiros, físicos e psicológicos) para a realização de cada tarefa, mantendo a disciplina para que, pouco a pouco, o seu plano de ação surta efeito.


O monitoramento

Assim como as empresas avaliam por meio de gráficos, relatórios e índices a performance de cada estratégia, faça o mesmo com o seu plano de ação. Ou seja: de tempos em tempos, avalie se você atingiu as metas previamente estipuladas, quais desafios foram encontrados e o que pode ser melhorado para garantir resultados promissores nas etapas seguintes.


O encerramento

Com o seu plano de ação em mãos, volte todo o planejamento para certificar-se de que você alcançou a sua meta. Pontue os resultados e use isso como um instrumento de avaliação para qualquer outro desejo que você tenha, seja em curto, médio ou longo prazo, e reutilize esse material adaptando-o aos novos objetivos.


Existe uma ferramenta para tornar o plano de ação mais eficaz?

Pessoas e empresas podem fazer uso de diversos métodos e ferramentas específicos para a elaboração de um plano de ação, independentemente de qual for o objetivo. E, neste post, vamos falar de um dos mais populares: a ferramenta 5W2H.


O método 5W2H

Resumidamente, o processo consiste em mapear os seus objetivos com base em um fluxograma composto por cinco palavras que começam com a letra W e duas com a letra H — todas elas em inglês —, que são:

  • What – o que deve ser feito?

  • Why – por que fazer isso?

  • Where – onde realizar isso?

  • When – quando colocar em prática o seu plano de ação?

  • Who – por quem esse processo será realizado?

  • How – como ele será feito?

  • How Much – quanto isso vai custar (econômica e fisicamente).

Viu como esse simples esboço já ajuda a responder uma série de perguntas que havíamos destacado no tópico anterior? Por meio do método 5W2H você organiza com mais facilidade o seu plano de ação — lembrando, é claro, de moldá-lo de acordo com as características e necessidades do seu objetivo.

0 visualização0 comentário