• Your Solutions

Como descobrir meu propósito: 10 dicas para descobrir-se!

O que significa ter um propósito de vida?


Um propósito de vida é, basicamente, o seu estímulo, o combustível para levantar, pela manhã, e também ir para a cama — em um horário bem regulado, preferencialmente.

Afinal de contas, estamos falando de uma espécie de missão que você identificou como prioritária em sua rotina. É a diferença entre fazer algo por prazer e fazê-lo porque disseram que você deve fazer.

Não engane, contudo: o propósito de vida não surge, necessariamente, como um milagre ou a partir de uma epifania imediata. Esse é um exercício que você deve trabalhar de diferentes maneiras a fim de identificá-lo. Mais à frente vamos falar melhor sobre esse exercício contínuo.


E o que não é propósito, mas você pensou que era?


É muito comum que as pessoas confunda o conceito de propósito de vida, apegando-se a outras coisas como se elas, sim, pudessem trazer uma satisfação plena para o seu dia a dia.

Quando, na verdade, pode ser uma emoção passageira ou, pior: ilusória.

Entenda, então, que o propósito de vida não tem, exclusivamente, relação com o que você gosta de fazer. Um hobby, por exemplo, não precisa ser o seu propósito. Basta pensar que nem toda atividade que você demonstrava interesse, em determinada etapa da vida, permaneceu como sendo prioritária.

Além disso, você não precisa encontrar um propósito que “salve o mundo”. Primeiramente, porque existem tarefas pequenas que já mudam o mundo diariamente. Temos a estranha mania de acreditar que a nossa existência corresponde a algo gigantesco, quando o nosso trabalho pode ser simples, efetivo e profundamente alinhado com as melhores intenções.

Diz se isso já não é de grande valia para mudar o mundo?

E, por fim, não acredite se alguém disser que o seu trabalho é o propósito de vida que você esperava. Ele até pode ser, mas não pense que essa relação vai existir em todos os casos e situações. E por mais que ele traga sucesso para você, não significa que um propósito tenha surgido a partir dele.


Como refletir sobre o seu propósito de vida?


Agora que já percorremos as noções básicas sobre o assunto, vamos entender onde reside o seu propósito de vida: dentro de você.

É por meio do autoconhecimento incessantemente trabalhado que essa percepção pode aflorar. Tudo porque, o propósito de vida é um encontro interno, e não relacionado ao que ocorre e influencia externamente a sua vida, o seu comportamento e as suas atitudes.

Até por isso, citamos inicialmente que ele é o combustível que nos tira da cama, pela manhã: seu propósito tem tudo a ver com a origem da sua energia e consciência. E você pode questionar-se de maneira cada vez mais precisa para identificar essa força interna em você, como:

  • o que motiva você?

  • Quais são os fatores que dão animação e entusiasmo para ver o dia seguinte?

  • O que pode te definir?

  • O que tira a sua razão e o que faz brotar um sorriso fácil em seu rosto?

  • Qual é o legado que você gostaria de deixar neste mundo?

Por mais que as respostas sejam difíceis, não desanime. Lembre-se que existe um longo caminho ainda (neste artigo mesmo) para definirmos e encontrarmos o propósito de vida!


Qual é a importância em ter um propósito?


Como já destacamos, o propósito de vida tem o seu valor porque agrega aos seus princípios e valores, estimula a perseguir as suas ambições e constitui o molde da sua personalidade e existência em si.

Em outros termos: é a sua força para prosseguir diariamente em suas batalhas pessoais, profissionais e também espirituais. Do contrário, vivemos não só estagnados, mas com a impressão de que estamos em movimento e em direção a algum lugar, quando apenas estamos vagando sem destino.

Vale destacar, ainda, que o seu encontro com o propósito de vida se traduz em benefícios físicos para você, até, tendo em vista que o aspecto motivacional contribui com a melhora de nossa saúde e qualidade de vida. Além de outras características valiosas para a nossa evolução, como:

  • maior resiliência contra as adversidades;

  • mais inteligência emocional;

  • perspectiva mais esperançosa;

  • visão otimista;

  • expectativas positivas sobre o futuro.

Viu como existem diversas questões que apenas deveriam potencializar a busca pessoal pelo seu propósito de vida? A seguir, vamos apresentar algumas sugestões que têm ajudado as pessoas a irem atrás daquilo que realmente impulsiona-as para o futuro!


Como descobrir o seu propósito de vida?

Para que o seu propósito de vida não permaneça adormecido por mais tempo, dê uma conferida em nossas dicas sobre o assunto!

1. Defina seus valores

Lembra-se das perguntas que listamos para você, anteriormente? Então, experimente descobrir quais são os seus valores, inicialmente, para agregar mais conhecimento à maneira com a qual você se relaciona com os mais diversos assuntos.

Pois é a partir disso que você define gostos e desgostos, temas relevantes ou supérfluos e, até mesmo, questões morais que vão colocar você sob uma perspectiva esclarecida sobre si e também na maneira com a qual as pessoas vão enxergar você.

2. Pergunte-se o que você pode oferecer

Você é uma pessoa única no mundo, com suas características, qualidades e personalidade. Portanto, dedique alguns minutos diários para entender o que você pode oferecer? O que te motiva a realizar algo naturalmente e que te motive a ser alguém melhor, diariamente?

Essa é uma pergunta complexa, até, mas muitas vezes nós sabemos a resposta para elas. É importante começar a ouvir a si e, com isso, filtrar melhor os seus gostos e valores até ter uma resposta pronta.

3. Faça listas

Você sabe o que gosta? Você sabe quais são os empecilhos diante dos seus objetivos? Entende o que te motiva e, por outro lado, o que desmotiva no dia a dia?

Independentemente das respostas, crie o hábito de fazer listas. Elas ajudam a criar uma perspectiva mais ampla, do assunto, fortalecendo as suas certezas e também contribuindo com as suas decisões.

Pode servir, inclusive, como um diário. E isso só tem a promover o seu autoconhecimento de maneira gradual, conduzindo até o seu propósito de vida.

4. Descubra o que é importante para você

Família é importante, assim como o trabalho, os amigos e os relacionamentos saudáveis, certo?

Pois então, entenda o que mais é significativo para a sua vida. Faça uma nova lista para isso. Quem sabe, a resposta pode surgir na ponta do lápis e você sequer havia se dado conta disso, até então.

5. Saiba que há mais de um propósito de vida

Assim como as pessoas encontram o seu propósito de vida na infância, na juventude ou mesmo na melhor idade, você pode encontrar mais de um fator motivacional. Quem disse, afinal de contas, que só existe um propósito na vida?

Ter essa ciência pode fazer com que você se atente mais às questões do dia a dia e fortaleça as certezas com base nas dicas que sugerimos até aqui.

6. Saia da zona de conforto

Experimente novas atividades, responsabilidades, compromissos e envolva-se em situações diferentes. Lembre-se que a lista ajuda a saber o que você realmente gosta, mas é a fuga da zona de conforto que reforça essas certezas e, até mesmo, contribui com novas descobertas.

Pois não somos pessoas completas tão logo nascemos. Desenvolvemos a maior parte das nossas características à medida que amadurecemos. Portanto, permitir-se novas situações pode ser um passo determinante para que o seu propósito apareça quando menos esperar.

7. Reflita mais sobre si

Diariamente, somos expostos a situações que nem sempre são agradáveis. Algumas, inclusive, são trágicas e imprevistas. É importante, então, que você sempre encontre um tempinho para refletir a respeito delas.

Pois é a partir desse conhecimento que você entende melhor a si e também a maneira com a qual as pessoas se relacionam com essas mesmas questões. E isso é importante para ter mais noções a respeito do seu propósito de vida, sim.

8. Não tenha pressa para encontrar o seu propósito de vida

Indo um pouco na contramão do que vínhamos insistindo, até aqui, vale a pena também permitir-se um relaxamento. Ou seja: evitar que a busca pelo propósito de vida consuma toda a sua energia.

Pois isso pode levar à frustração e a uma série de pensamentos e comportamentos negativos. É ideal que você fique, sim, com mais abertura para tudo que é novo e diferente, mas que não torne essa busca em uma obsessão. Com o tempo, e seguindo esses passos de autoconhecimento, a evolução é natural.

9. Relacione-se com as melhores pessoas

Vale apontar que, por mais que o propósito de vida seja algo pessoal e internalizado, as suas relações ajudam a influenciar essa busca. Especialmente, se você não anda com pessoas capazes de extrair o melhor de você.

Relacionamentos tóxicos, por exemplo, podem nublar quem somos, de fato. E o pior: eles acontecem em qualquer lugar, até mesmo em ambientes de trabalho. Portanto, é importante que você selecione bem as pessoas que andam com você — dando preferência àquelas que querem o seu bem tão bem quanto você.

10. Questione-se sempre

Não assuma questões como definitivas. Por fim, vale lembrar que o seu questionamento é o que te trouxe até este parágrafo. Por isso, nunca pare de se questionar, procurar entender e aprender e, inclusive, de conhecer a si.

Você é a maior parte do seu propósito de vida. Por isso, é a grande fonte de pesquisa quando sentir que o rumo parece incerto.

Podemos ir adiante, nessa questão, e fazer você começar a se perguntar o que mais pode ser feito para encontrar o propósito de vida! E a nossa grande dica é o curso Método CIS, da Febracis, que dá acesso ao maior treinamento de inteligência emocional do mundo!

Nossa metodologia é cientificamente comprovada, e já impactou mais de 700 mil vidas através de sua imersão profunda, em um total de cinco dias, e que é recomendada para quem deseja agregar mais gratidão em sua vida e também promover o pavimento para a sua busca pelo propósito de vida!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fale conosco:

Tel: (15) 3263-2569

WhatsApp: (15) 99711-4028

Endereço:

Rua Dezesseis de Outubro, Nº74

1º piso, Sala 4

Centro, Boituva / SP

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

® Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas

© 2020 por Your Solutions Group.